Por Lauren Netto
A Embrapa vai oferecer uma série de cursos de capacitação em Campo Grande-MS nos próximos meses, com temas voltados ao melhoramento genético, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e manejo de pragas e doenças em pastagens. Os treinamentos, programados para ocorrer entre outubro e novembro, são destinados a profissionais do setor, técnicos e acadêmicos e serão realizados na sede da Embrapa Gado de Corte.
Entre os dias 16 e 18 de outubro, em parceria com a Geneplus Consultoria, será realizado o Curso de Melhoramento Genético Animal, com foco no uso das mais recentes tecnologias aplicadas à seleção genética de rebanhos. Especialistas da Embrapa Gado de Corte, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa Geneplus abordarão desde a definição de objetivos de melhoramento até a aplicação de ferramentas genômicas e práticas de avaliação de desempenho dos animais.
Segundo Gilberto Menezes, líder da iniciativa, o conteúdo deste ano terá uma abordagem mais prática. "A ideia é trazer a teoria para a realidade das fazendas, com foco na aplicação dos conceitos diretamente nas propriedades rurais", explica. Os participantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos em atividades práticas, como avaliação de conformação frigorífica e de acasalamentos.
Na sequência, entre os dias 22 e 24 de outubro, será realizada a 9ª edição do Curso de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Após uma pausa desde 2019, o treinamento retorna com novidades, como a discussão sobre carne de carbono neutro e baixa emissão de carbono, além do estoque de carbono. Valdemir Laura, pesquisador e coordenador do curso, destaca que o evento foi atualizado com dados e temas mais recentes. "Para quem já participou antes, esta será uma ótima oportunidade de atualização", afirma.
O curso inclui aulas práticas nos campos experimentais da Embrapa, com destaque para o campo de longa duração, que serve de base para o protocolo da Carne Carbono Neutro. Além disso, serão discutidos aspectos como solo, forragem, componentes florestais e a relação do sistema ILPF com o sequestro de carbono.
Fechando a série de capacitações, o Curso de Pragas, Doenças e Plantas Invasoras em Pastagens será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, também de forma presencial. Atendendo a uma demanda do setor agropecuário, o curso abordará problemas fitossanitários e será ministrado por pesquisadores da Embrapa, além de professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Coordenado pela entomologista Fabrícia Torres, o curso inclui estudo de casos e atividades práticas, oferecendo aos participantes um treinamento aprofundado em diagnóstico, controle de insetos-praga e tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários. "Queremos que os participantes saiam com informações práticas e atualizadas, aplicáveis no dia a dia da produção", comenta Fabrícia.
As inscrições para todos os cursos são limitadas e os valores variam de acordo com a categoria dos participantes, com descontos para estudantes.