Por Andrella Okata
O governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou um repasse de R$ 7,8 milhões à Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS) para a instalação de 19 novas estações meteorológicas. A publicação dos termos do convênio ocorreu hoje no Diário Oficial do Estado, com recursos provenientes do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems).
De acordo com o Plano de Trabalho, 12 estações serão instaladas em diversos municípios, incluindo Alcinópolis, Aquidauana, Amambai, Anaurilândia, Água Clara, Inocência, Figueirão, Naviraí, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Paraíso das Águas e Corguinho. Além dessas, outras 7 estações estarão localizadas na Planície Pantaneira, abrangendo as regiões do Rio Paraguai, Nabileque, Nhecolândia, Abobral, Cáceres e Paiaguás.
A instalação das estações meteorológicas proporcionará informações meteorológicas consistentes e precisas, essenciais para análises técnicas e pesquisas de interesse científico, técnico e econômico, contribuindo para decisões em prol da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul.
Com essa nova implementação, o estado contará com um total de 61 estações meteorológicas, melhorando significativamente a cobertura do território. Atualmente, a rede oficial de Estações Meteorológicas Automáticas (EMA) é composta por 42 unidades, sendo 27 do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e 15 da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Todas as novas estações serão padronizadas para integração com a rede do Inmet.