Por Andrella Okata
A Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems) entra no mercado financeiro com a criação do Banco Cassems, que foi anunciado na última sexta-feira (20). A nova instituição visa administrar a receita do plano de saúde de forma sustentável e autônoma, semelhante a grandes bancos como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Ricardo Ayache, presidente da Cassems, explicou que a criação do banco surge como uma estratégia para enfrentar a crise econômica que afetou as operadoras de planos de saúde, especialmente no contexto pós-pandemia de covid-19. “No Brasil, temos observado fusões entre operadoras, iniciativas como venda de ativos. Nesse sentido, a criação do Banco Cassems é uma alternativa para otimizar as finanças da Cassems”, afirmou Ayache.
O Banco Cassems é resultado de uma parceria com a BYBIZ Serviços Financeiros, cuja gestão é liderada por Erico Ferreira, controlador do Banco Omni e da Biz IP. Marcus Nunes, CEO do Banco Cassems, comentou que essa colaboração marca um avanço significativo para a instituição, trazendo maior eficiência operacional sem a necessidade de investimentos diretos da operadora. “Estamos entusiasmados com essa parceria. Iniciamos em agosto a fase de teste do Banco Cassems, com alguns usuários do projeto piloto e a partir de segunda-feira, 23 de setembro, todos os interessados já podem abrir sua conta no Banco Cassems, que se dedica a oferecer um atendimento que vai além do financeiro, priorizando a experiência e as necessidades dos nossos clientes”.
Diferente de bancos digitais tradicionais, a Cassems contará com uma unidade de atendimento físico na Avenida Afonso Pena, 5.723, que já começou a operar na última segunda-feira (23) em horário comercial. Qualquer pessoa física, incluindo beneficiários, poderá abrir uma conta na agência. A opção de abertura de contas pelo celular estará disponível em breve.