Por Andrella Okata
A partir desta segunda-feira (23), Mato Grosso do Sul dá início à campanha "Saúde Vacina Mais: Cuidar de Quem Cuida", promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O objetivo é imunizar 121.180 profissionais da saúde do estado até o feriado de 12 de outubro.
A coordenadora estadual de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, explica que a estratégia visa ampliar o acesso às vacinas, especialmente para os trabalhadores que atuam em hospitais. “Muitas salas de vacina estão localizadas na Atenção Primária, dificultando o acesso dos profissionais que atuam em hospitais”, destaca.
Durante a campanha, os profissionais poderão receber a vacina COVID-19 monovalente (XBB) da Moderna, além de vacinas contra Hepatite B, difteria, tétano e coqueluche (dTPa), e a tríplice viral para sarampo, caxumba e rubéola. Os trabalhadores que atuam em hospitais serão vacinados no local de trabalho, de acordo com um cronograma previamente definido em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. Aqueles que trabalham em outras instituições devem se dirigir à unidade de saúde mais próxima.
Em Campo Grande, a SES e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizarão duas ações de imunização contra a COVID-19 nesta semana: a primeira na segunda-feira (23) e a segunda na quinta-feira (26), ambas das 08h30 às 11h. Para se vacinar, é necessário apresentar CPF ou CNS e a caderneta de vacinação, além de se dirigir à sede da SES, localizada na Avenida do Poeta, s/n, Bloco 7, Jardim Veraneio.