Por Andrella Okata
Na próxima sexta-feira (27), mulheres interessadas em participar do "Projeto Recomeçar", uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e médicos voluntários, terão a oportunidade de realizar a primeira consulta para cirurgias reparadoras.
O projeto é voltado para vítimas de violência doméstica que ficaram com marcas físicas em decorrência dos abusos. O TJMS reunirá mulheres que já expressaram interesse em passar pelos procedimentos, que serão realizados por cirurgiões plásticos voluntários associados à Fundação Instituto para Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Esta parceria foi formalizada em maio do ano passado, com o intuito de oferecer suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade. A Coordenadoria da Mulher do Poder Judiciário identificou essas vítimas, que já estão em atendimento no sistema de justiça, e apresentou a elas a possibilidade de realizar cirurgias reparadoras.
Os procedimentos serão realizados na Coordenadoria de Saúde do TJMS, proporcionando um novo começo para aquelas que enfrentaram traumas físicos e emocionais.