Eleições 2024: Mais de 600 denúncias são registradas pela Justiça Eleitoral

Capital lidera o número de queixas com 127 denúncias; sistema assegura sigilo dos denunciantes

23/09/2024 00h00 - Atualizado em 23/09/2024 às 23h46

Por redação

A Justiça Eleitoral já contabilizou 608 denúncias de irregularidades nas eleições de 2024. Dentre essas, 185 denúncias são direcionadas a candidatos a prefeito, 293 contra candidatos a vereador, 121 contra partidos e coligações, e nove envolvem candidatos a vice-prefeito. A Capital lidera o ranking de queixas, com 127 registros, seguida por Jardim, que apresentou 86 denúncias. Outros municípios com números expressivos incluem Nova Andradina (51 denúncias), Três Lagoas (37), Dourados (33), Corumbá (25), Bela Vista e Bodoquena (23), São Gabriel (19), Batayporã (14), Porto Murtinho (13) e Ribas do Rio Pardo (11).

As denúncias são recebidas por meio de um aplicativo específico que facilita o envio de informações sobre propagandas eleitorais irregulares. Além disso, o sistema conta com um botão que direciona as denúncias relacionadas à desinformação para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), enquanto que, no caso de crimes eleitorais, os relatos são encaminhados ao Ministério Público Eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destaca que qualquer pessoa pode realizar denúncias, de forma anônima ou não, sendo necessário apresentar provas como fotos, áudios ou vídeos. O sistema garante a confidencialidade do denunciante, mas ressalta que, em caso de má-fé, o autor da denúncia pode ser responsabilizado e estará sujeito a penalidades.

O aplicativo também oferece orientações sobre o que é permitido e o que não pode ser feito durante o período eleitoral, abordando questões como o uso de carros de som, distribuição de material gráfico, realização de comícios, e propaganda em vias públicas.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp