Por Lauren Netto
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão imediata da comercialização das marcas de azeite de oliva Serrano e Cordilheira, ambos com 0,5% de acidez. A decisão, publicada na última terça-feira (24), impede também a distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso dos produtos em todo o país.
De acordo com a Anvisa, a apreensão desses azeites ocorreu após fiscalização, que constatou irregularidades na importação e distribuição, realizadas por estabelecimentos desconhecidos. Isso violaria normas de controle e segurança estabelecidas pela agência.
Além da medida relacionada aos azeites, a Anvisa também ordenou o recolhimento do lote 030424158 do coco ralado da marca Coco & Cia. O motivo foi um resultado insatisfatório no teste de presença de dióxido de enxofre, substância que, em excesso, pode ser prejudicial à saúde.
As fiscalizações são parte de um esforço contínuo da Anvisa para assegurar que produtos alimentícios disponíveis ao consumidor brasileiro estejam dentro dos padrões de segurança e qualidade exigidos.