Por Lauren Netto
Mato Grosso do Sul se prepara para enfrentar mais uma onda de calor intenso, a oitava em 2024, com termômetros que podem chegar aos 42°C. De acordo com previsões da Climatempo, essa nova onda de calor chegou a região neste último domingo (29), trazendo temperaturas extremas e clima seco, aumentando os riscos de queimadas e impactos à saúde.
A massa de ar quente que já havia afetado o estado na semana anterior retorna com força, e o calor deve se manter até pelo menos sexta-feira (4). Em Corumbá, as temperaturas podem atingir o pico de 42°C, enquanto outras áreas do Centro-Oeste, interior de São Paulo, Tocantins e Nordeste também enfrentarão calor intenso, com registros de 3°C a 5°C acima da média.
Embora uma nova frente fria seja esperada logo após esse período de calor extremo, ela deve apenas amenizar as temperaturas, sem trazer o frio típico. Essa mudança será semelhante à frente que passou por Mato Grosso do Sul no fim de setembro, reduzindo a intensidade do calor, mas sem provocar uma queda brusca nos termômetros.
A combinação de calor extremo e baixa umidade do ar é especialmente preocupante para a saúde pública e para o risco de incêndios florestais, que tendem a aumentar em períodos como este. A orientação é para que a população mantenha-se hidratada e evite exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes do dia.