Por Andrella Okata
O Hospital da Cassems, em Campo Grande, inaugurou na noite de segunda-feira (30) um novo centro de cirurgia robótica, que promete transformar a realização de procedimentos complexos na saúde sul-mato-grossense. O sistema "Da Vinci" fará seu primeiro procedimento na manhã desta terça-feira (1º).
A cirurgia robótica oferece uma abordagem minimamente invasiva, que reduz o trauma cirúrgico e o tempo de internação. Entre as aplicações, destacam-se operações na cirurgia geral, como reparo e fechamento de hérnias, pancreatectomias e colecistectomias.
O Brasil já conta com mais de 110 robôs cirúrgicos em operação, principalmente em grandes centros como São Paulo e Brasília. Para Ricardo Ayache, presidente da Cassems, a chegada do "Da Vinci" representa um marco para a medicina em Mato Grosso do Sul. "A cirurgia robótica que antes existia apenas nos grandes centros e nos maiores hospitais do Brasil, como Albert Einstein e Sírio Libanês, agora está na Cassems. Cirurgias complexas e invasivas passam a contar com uma tecnologia de ponta para melhorar os resultados e melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes", afirmou.
A instalação do robô envolveu reformas no centro cirúrgico e treinamentos para as equipes médicas. O Dr. José Ricardo Silvino, responsável técnico pela cirurgia robótica no hospital, destacou a importância da nova tecnologia para a recuperação dos pacientes e a evolução da assistência à saúde no estado.
Rosana Leite, secretária municipal de Saúde, também celebrou a chegada do "Da Vinci", afirmando que a cidade estava pronta para essa inovação. "Temos profissionais habilitados e qualificados. Os pacientes só têm a ganhar com isso", ressaltou.
O Dr. Bruno Almeida, especialista em cirurgia robótica, enfatizou que a nova estrutura permitirá economias significativas, não apenas em viagens para procedimentos que antes eram realizados apenas nas grandes metrópoles, mas também em custos para a saúde local. “Todos serão beneficiados com essa iniciativa”, concluiu.