Por Lauren Netto
Prepare-se para uma semana recheada de fenômenos celestes raros, que começaram neste último domingo (29). O céu promete um espetáculo de eventos astronômicos impressionantes, incluindo a passagem de um cometa extremamente brilhante, um eclipse solar e a aparição de uma mini lua temporária. A primeira atração é o cometa C/2023 A3, apelidado de Tsuchinshan-ATLAS, já visível ao amanhecer desde o dia 22 de setembro. Este cometa, o mais luminoso a passar próximo à Terra em 40 anos, poderá ser visto até 2 de outubro, especialmente no horizonte leste, antes do amanhecer.
Outro grande espetáculo será o eclipse solar no dia 2 de outubro, com o famoso "anel de fogo" visível em sua totalidade no sul da Argentina e Chile. No Brasil, os moradores das regiões sul e sudeste poderão acompanhar um eclipse solar parcial entre as 16h30 e 18h41, horário de Brasília.
Por fim, o céu ganhará uma "mini lua", um pequeno asteroide capturado pela gravidade da Terra, que poderá ser observado apenas com telescópios potentes até novembro. No entanto, os entusiastas da astronomia não precisam ficar decepcionados, já que a lua crescente estará próxima de Vênus nos dias 5 e 6 de outubro, criando um belo espetáculo no céu noturno.