Por Andrella Okata
Neste domingo (6), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) registrou no primeiro turno das Eleições 2024 em Mato Grosso do Sul 11 casos de compra de votos e corrupção eleitoral. Além disso, cinco prisões em flagrante foram realizadas já pela manhã.
Entre os detidos, destaca-se o candidato Francisco Leite Cavalcanti (Psol), que foi preso em Paranaíba por propaganda irregular. Na mesma cidade, dois eleitores também foram detidos por práticas semelhantes e por compra de votos.
As estatísticas do TRE incluem ainda três casos de violência ou ameaças graves para obter votos, um caso de crime de propaganda eleitoral irregular e três ocorrências de crimes eleitorais diversos. No que diz respeito a candidatos, foram registrados dois casos de calúnia e oito de injúria e difamação.
No total, 2.032.593 eleitores estão aptos a votar, com uma composição de 52,42% mulheres e 47,57% homens. A votação teve início às 7h e se encerra às 16h. Os eleitores escolherão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, sendo Campo Grande a única cidade com possibilidade de segundo turno.
Além das irregularidades, o TRE precisou substituir urnas em sete cidades: Anaurilândia, Maracaju, Corumbá, Terenos, Sete Quedas, Três Lagoas e Campo Grande.