Por redação
Câmara Municipal de Campo Grande terá composição mais diversificada em 2025 PSDB e PP perdem força, enquanto partidos menores ganham espaço nas eleições municipais
A Câmara de Campo Grande contará com uma composição mais plural na próxima legislatura, marcada pela perda de força dos partidos tradicionais e o crescimento de legendas menores.
O PSDB e o PP, que haviam se consolidado como as maiores bancadas após a janela partidária, terão sua representação diminuída em 2025. A redução já era esperada devido à reconfiguração política em busca de melhores condições de financiamento de campanha.
O Partido Progressista (PP), que está no segundo turno com a candidata Adriane Lopes, elegeu apenas quatro vereadores, metade dos oito que compunham a legislatura anterior. Já o PSDB, embora tenha perdido duas cadeiras, permanecerá com a maior bancada, composta por cinco parlamentares.
Entre os partidos que cresceram estão o PT, que passou de dois para três vereadores, e o PL, que não tinha representação na última legislatura e agora contará com três cadeiras. O União Brasil, que disputa o segundo turno com Rose Modesto, também ampliou sua presença, saltando de um para três vereadores.
Por outro lado, o MDB encolheu, caindo de três para dois representantes. Podemos, Republicanos e Avante conseguiram manter ou aumentar suas bancadas, enquanto o PSD e o PSB mantiveram posições mais estáveis. O PDT, que não tinha representantes, conquistou uma cadeira.
Distribuição das bancadas por partido em 2025:
PSDB (de 7 para 5):
- Victor Rocha
- Juari
- Flávio Cabo Almi
- Silvio Pitu
- Pappy
PP (de 8 para 4):
- Professor Riverton
- Delei Pinheiro
- Beto Avelar
- Maicon Nogueira
PT (de 2 para 3):
- Luiza Ribeiro
- Landmark
- Jean Ferreira
PL (não tinha, agora com 3):
- Rafael Tavares
- Ana Portela
- André Salineiro
União Brasil (de 1 para 3):
- Veterinário Francisco
- Fábio Rocha
- Dr. Lívio
MDB (de 3 para 2):
- Dr. Jamal
- Junior Coringa
Podemos (mantém 2):
- Clodoilson Pires
- Ronilço Guerreiro
Republicanos (de 1 para 2):
- Neto Santos
- Herculano Borges
Avante (de 1 para 2):
- Leinha
- Wilson Lands
PSB (mantém 1):
- Carlão
PDT (não tinha, agora com 1):
- Marquinhos Trad
PSD (de 2 para 1):
- Otávio Trad