PF realiza operação contra acusados de queimar 30 mil hectares no Pantanal

Operação Arraial São João investiga grilagem e incêndios criminosos em área protegida de Corumbá/MS

08/10/2024 00h00 - Atualizado em 14/10/2024 às 13h42

Por Redação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação Arraial São João, em combate aos crimes de incêndio, desmatamento, exploração ilegal de terras da União, associação criminosa, entre outros, na região de Corumbá/MS.

Os policiais cumprem três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Corumbá/MS, em conjunto com o Ibama e a IAGRO/MS. Duas pessoas já foram flagradas com arma de fogo e encaminhada para delegacia.

Durante as investigações dos incêndios ocorridos neste ano de 2024, a polícia descobriu que a área queimada é alvo reiterado deste tipo de crime ambiental e, depois, de grilagem das áreas, com a realização de fraudes junto aos órgãos governamentais. Também há indícios ainda de manejo de gado irregular proveniente da Bolívia na área devastada.

As investigações apontam que, aproximadamente, 30 mil hectares do bioma pantanal foram queimados por ação dos investigados.

Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de provocar incêndio em mata ou floresta, desmatar e explorar economicamente área de domínio público, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp