Por Lauren Netto
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (8) o retorno das atividades da rede X no Brasil, após mais de um mês de suspensão. A plataforma foi bloqueada em 30 de agosto, devido ao descumprimento de ordens judiciais.
Segundo Moraes, a rede, de propriedade do bilionário Elon Musk, teve seu funcionamento interrompido por desrespeitar as decisões da Justiça, principalmente em meio às eleições municipais de 2024, com a empresa não bloqueando perfis investigados por atos antidemocráticos.
A decisão ocorre dois dias após o primeiro turno das eleições e, de acordo com o ministro, a rede só poderá operar novamente se observar rigorosamente a legislação brasileira e cumprir as decisões judiciais.
A tensão entre o empresário Elon Musk e o STF remonta a episódios anteriores, em que Musk criticou Moraes, chamando-o de “ditador”. No entanto, nas últimas semanas, a empresa começou a seguir as determinações do tribunal, incluindo o bloqueio de contas e a nomeação de uma nova representante legal no Brasil. Com isso, Moraes revogou a suspensão, permitindo a volta da plataforma sob condições estritas.