Por Andrella Okata
As autoridades dos Estados Unidos estão em alerta máximo com a aproximação do furacão Milton, uma das tempestades mais fortes formadas no Atlântico Norte nos últimos anos. A previsão é de que o furacão atinja a costa da Flórida na noite desta quarta-feira (9), com potencial de danos severos.
O Centro Nacional de Furacões (NHC) prevê que Milton chegue à costa da Flórida como um "furacão extremamente perigoso". Meteorologistas alertam para chuvas intensas, inundações repentinas e ventos fortes, além de marés de tempestade que podem causar alagamentos. Essa poderá ser a tempestade mais devastadora na região em quase um século, com ondas de até 4,5 metros e até 38 mm de chuva em algumas áreas.
Após se intensificar rapidamente, Milton se tornou um furacão de categoria 1 no domingo (6) e está se movendo pelo Golfo do México, após passar pela península mexicana de Yucatán. O NHC informou que, embora a tempestade tenha flutuado entre as categorias 4 e 5, ela poderia aumentar de tamanho antes de atingir a Flórida. A previsão é que seu núcleo passe sobre o centro-oeste da Flórida.
O governador Ron DeSantis anunciou um plano de evacuação, classificando Milton como um "monstro". A maioria dos condados declarou estado de emergência e evacuações foram ordenadas em toda a costa oeste da Flórida. As autoridades emitiram mapas e listas de zonas de evacuação e estradas estão congestionadas enquanto abrigos de grande porte estão sendo preparados. Aeroportos na rota prevista do furacão anunciaram os fechamentos.