Por redação
A SpaceX, do bilionário Elon Musk, tentará fazer um novo voo da Starship, a nave mais poderosa do mundo. A empresa diz que o teste poderá acontecer no domingo (13), às 9h (horário de Brasília), mas ainda depende de aprovação regulatória.
Este poderá ser o segundo voo bem-sucedido da Starship o primeiro aconteceu em junho. Como em outras missões espaciais, o cronograma do lançamento poderá ser adiado pela empresa.
A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), que autoriza lançamentos de foguetes, disse à Reuters na terça-feira (8) que poderia aprovar o novo teste da Starship ainda em outubro, mas não confirmou o dia.
Com avanços alcançados nos últimos testes, a empresa quer usar a nova missão para ficar mais perto da reutilização completa da Starship. Agora, a ideia é pousar o propulsor Super Heavy (a parte debaixo do veículo espacial) na base de lançamento em Boca Chica, no Texas.
A SpaceX afirmou que fez melhorias na Starship e na torre de lançamento e captura da nave, mas que, para garantir a segurança, só tentará o retorno do propulsor se alguns critérios forem atendidos.
A palavra final fica com o diretor de voo da missão, que, depois da separação dos estágios do foguete, decidirá se o propulsor tem condições de pousar no solo. Se não for possível, ele fará o pouso no mar, mais especificamente no Golfo do México.