Por Lauren Netto
O publicitário Washington Olivetto, um dos maiores nomes da publicidade brasileira, faleceu neste último domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Conhecido por campanhas icônicas como o "Garoto Bombril" e o famoso comercial do "Primeiro Sutiã", ele estava internado há quatro meses no Hospital Copa Star, onde tratava uma infecção pulmonar. A causa da morte foi pneumonia seguida de choque séptico, levando à falência múltipla dos órgãos, conforme confirmado pela assessoria do hospital.
Olivetto deixa esposa e três filhos e será velado nesta segunda-feira (14) em São Paulo, em cerimônia restrita a familiares e amigos. O local e horário do velório ainda não foram divulgados.
O publicitário começou sua trajetória aos 18 anos como redator em uma agência de São Paulo, e logo conquistou seu primeiro Leão de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes. Ao longo das décadas, firmou-se como um dos mais criativos publicitários do Brasil, com peças que marcaram a história do setor. Além da publicidade, Olivetto foi escritor, autor de oito livros sobre sua carreira e contribuições ao marketing.
Em 2017, Olivetto mudou-se para Londres, mas frequentemente voltava ao Brasil para palestras e eventos. Sua trajetória, no entanto, também teve momentos difíceis, como o sequestro em 2001, que durou 53 dias.