Governo de MS autoriza testes com produtos para conter incêndios florestais

Medida visa inibir a propagação de queimadas no Pantanal e fomentar pesquisas sobre manejo integrado do fogo; todas as autorizações de queimadas controladas estão suspensas até o fim de 2024

17/10/2024 00h00 - Atualizado em 17/10/2024 às 13h00

Por redação

Durante o período crítico de incêndios no Pantanal, o Governo de Mato Grosso do Sul autorizou a realização de testes com produtos voltados à inibição da ignição, ao retardamento da propagação e à extinção de fogo em incêndios florestais.

A decisão foi formalizada por meio da resolução 002, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (17), assinada pelo Imasul e pela Semadesc. A medida considera a importância de ações contínuas no manejo integrado do fogo, com o objetivo de reduzir a ocorrência e os impactos negativos dos incêndios florestais.

Além disso, foi aberto um chamamento público para que empresas interessadas possam participar dos testes. A iniciativa visa fomentar estudos e pesquisas que aprimorem as práticas relacionadas ao manejo do fogo.

Membros do Conselho Estadual de Controle Ambiental e do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais serão convidados como observadores. A data dos testes será definida por meio de uma portaria do Imasul.

Proibição de queimadas em MS

O Imasul suspendeu todas as autorizações ambientais para queimadas controladas em Mato Grosso do Sul até o fim de 2024, em razão da seca que atinge o Estado.

De acordo com a portaria 1.427, publicada em junho, a suspensão tem validade de 180 dias e abrange queimas de palha de cana-de-açúcar após a colheita, florestas plantadas, restos de culturas e sapecagem em projetos de supressão previamente autorizados.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp