Por redação
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) oficializou ao Ministério da Saúde um pedido para iniciar a produção da vacina contra a dengue no Brasil. A solicitação visa a fabricação da vacina Qdenga, desenvolvida pela farmacêutica japonesa Takeda, por meio de um acordo de transferência de tecnologia através da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).
A Takeda e a Fiocruz confirmaram a proposta, mas a instituição brasileira afirmou que fornecerá mais detalhes sobre o processo após a avaliação do pedido pelo Ministério.
Em 2024, o governo brasileiro adquiriu quatro milhões de doses da vacina, e há um contrato para distribuir mais nove milhões em 2025.
Dados do Ministério da Saúde mostram que em 2024 foram registrados mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue no país, resultando em mais de 5.600 mortes confirmadas. A vacina Qdenga, aprovada pela Anvisa em março de 2023, já é aplicada na rede pública desde fevereiro, sendo destinada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
Além da Qdenga, o Instituto Butantan também está desenvolvendo uma vacina contra a dengue, com previsão de submeter seu pedido de registro à Anvisa ainda este ano.