Por Redação
Relatório da ONU alerta que, sem cortes rápidos nas emissões de gases do efeito estufa, o aquecimento global pode ultrapassar 3°C até o final do século. A análise do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), divulgada na última quinta-feira (24), destaca que manter o aquecimento dentro do limite de 1,5°C exigiria uma redução de 42% nas emissões até 2030 e de 57% até 2035. Mesmo com os compromissos do Acordo de Paris, as metas atuais ainda são insuficientes para conter o aumento da temperatura global.
Segundo o estudo, a trajetória das políticas climáticas atuais eleva a temperatura mundial em até 3,1°C, com risco de alcançar até 3,6°C. Cumprir apenas as metas nacionais incondicionais poderia levar a um aumento de 2,8°C, e a implementação integral das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) reduziria o aumento para 2,6°C, mas ainda acima do desejado. Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, é crucial revisar as metas na COP29, que acontecerá em novembro, para evitar impactos climáticos mais severos.
O relatório também indica alternativas para frear o aquecimento, como expandir as fontes de energia solar e eólica, e investir no reflorestamento para reduzir as emissões em até 38% até 2035. A ONU calcula que, para alcançar emissões líquidas zero até 2050, seria necessário um investimento anual entre US$ 0,9 a 2,1 trilhões, valor viável frente ao tamanho da economia global.