Por Redação
A Fiocruz divulgou novos dados do boletim InfoGripe, apontando uma tendência de queda nos casos de covid-19 em grande parte do Brasil, especialmente na região Centro-Sul. Mesmo com essa desaceleração, estados como Mato Grosso, Espírito Santo, Paraíba e Tocantins apresentam uma leve alta nos registros de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), afetando, principalmente, idosos, crianças e adolescentes. Em alguns locais, ainda não foi identificado o vírus responsável pelo aumento dos casos de SRAG entre os mais jovens, o que levanta preocupações.
A análise da Fiocruz se baseia nas informações do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe, com dados até a semana epidemiológica 42. O boletim destacou também uma queda nas hospitalizações relacionadas à covid-19 em estados como Pernambuco e Acre, embora tenha indicado uma leve alta no número de internações em idosos em regiões específicas. Para proteger a população, a Fiocruz reforça o uso de máscaras em ambientes fechados e recomenda a vacinação, especialmente para os grupos de risco.
A pandemia trouxe aumento expressivo de doenças respiratórias e casos de SRAG em crianças e adolescentes, que requerem atenção contínua. Nos estados com maior alta, os especialistas recomendam o uso de máscaras para quem apresenta sintomas gripais, visando conter o avanço dos vírus respiratórios e minimizar os impactos na saúde pública.