Por Andrella Okata
Apesar do encerramento do segundo turno das eleições de 2024, as cidades de Bandeirantes e São Gabriel do Oeste, em Mato Grosso do Sul, ainda não têm prefeitos definidos. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-MS), desembargador Carlos Eduardo Contar, informou que, enquanto Bandeirantes terá uma nova eleição, o resultado de São Gabriel do Oeste segue sub judice.
Em São Gabriel do Oeste, os eleitores escolheram Leocir Montagna e Rogério Rohr, do PSD, que receberam 49,38% dos votos. Porém, o diretório estadual do PSD questionou o apoio local à chapa, alegando acordo prévio para apoiar Sergio Marcon (PSDB), segundo colocado com 42,43%. O caso aguarda decisão do TRE-MS e, se não for resolvido até janeiro, o presidente da Câmara pode assumir interinamente.
Em Bandeirantes, uma nova eleição foi confirmada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir a candidatura de Álvaro Nackle Urt (PSDB), eleito em 6 de outubro com 29,81% dos votos. O indeferimento ocorreu por conta de uma cassação anterior, em setembro de 2020, invalidando sua candidatura.
O TRE-MS prevê a definição de ambos os casos até novembro, com a expectativa de que os novos prefeitos assumam suas funções sem maiores atrasos.