Por Andrella Okata
A Black Friday de 2024 promete atrair consumidores em Campo Grande com descontos médios de 41%, de acordo com pesquisa realizada pela CDL Campo Grande. A estimativa é que o ticket médio das compras seja de R$ 589, movimentando um total de R$ 89,6 milhões na capital.
A pesquisa consultou 150 empresas entre os dias 23 e 28 de outubro e revelou otimismo em relação às vendas: 36% dos lojistas têm boas expectativas, enquanto 22% esperam resultados satisfatórios. Cerca de 9% dos entrevistados se mostraram menos confiantes, e 18% preferiram não opinar.
Comparando com a Black Friday de 2023, 3% dos lojistas projetam um aumento de até 50% nas vendas, 8% esperam crescimento entre 30% e 50%, e outros 13% preveem acréscimos de 20% a 30%. A expectativa é mais conservadora para 26% dos comerciantes, que projetam um aumento de até 10%.
Entre os principais desafios para a temporada, destacam-se a queda no poder de compra, mencionada por 21% dos lojistas, e a concorrência com o e-commerce (18%). Outros fatores incluem dificuldades de engajamento da equipe (17%), falta de produtos (14%) e desafios na manutenção de margens de lucro (12%).
Para driblar as dificuldades, a CDL recomenda que os lojistas ofereçam promoções reais, com produtos de entrada atrativos para captar consumidores, revisem o mix de produtos e ajustem o estoque para itens de menor valor, alinhando-se à capacidade de compra dos clientes. Ofertas agressivas em itens populares, descontos progressivos para incentivar volume e o fortalecimento do relacionamento digital com o cliente são estratégias sugeridas para maximizar as vendas.