Por Andrella Okata
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 trouxe como tema de redação os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Aplicada neste domingo (3), a prova ocorre em mais de 10 mil locais de todo o país, e leva os candidatos a refletirem sobre a importância e as dificuldades de promover o reconhecimento e a valorização da cultura e história africana na sociedade brasileira.
Nesta primeira fase do exame, além da redação, os inscritos respondem a 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas. No próximo domingo (10), a prova continua com questões de matemática e ciências da natureza.
O Enem é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, permitindo que candidatos concorram a vagas em universidades públicas e privadas de todo o país.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 4,3 milhões de inscrições foram confirmadas para esta edição, reforçando a importância do exame para estudantes de todas as regiões.