Por Redação
Mato Grosso do Sul deve enfrentar uma semana de clima instável e chuva frequente entre os dias 3 e 9 de novembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As precipitações esperadas, variando entre 20 mm e 50 mm, serão acompanhadas de céu nublado, trovoadas e rajadas de vento, mantendo o clima ameno em todo o estado.
Com essa frente de instabilidade, o Inmet emitiu um alerta amarelo para os 79 municípios, indicando risco de chuvas intensas de até 50 mm por dia e ventos entre 40 e 60 km/h. Embora o aviso de “perigo potencial” indique um baixo risco de danos graves, como queda de galhos e interrupções no fornecimento de energia, ele orienta atenção à possibilidade de alagamentos e danos leves em plantações.
O aumento da umidade relativa do ar e a queda nas temperaturas devem trazer alívio ao calor e melhorar a qualidade do ar, especialmente nas áreas urbanas, ao reduzir partículas suspensas na atmosfera e favorecer a respiração. Esse clima mais úmido e ameno também contribui para a limpeza do ambiente, garantindo uma semana de céu mais límpido e fresco.