Por Andrella Okata
O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi oficialmente confirmado como o novo secretário-geral da Interpol nesta terça-feira (5), tornando-se o primeiro brasileiro a ocupar o cargo mais alto da maior organização policial do mundo. A decisão foi tomada durante a 92ª Assembleia Geral da Interpol, que acontece em Glasgow, no Reino Unido, onde 145 dos 153 países presentes aprovaram sua nomeação.
O Brasil, que é membro da Interpol desde 1953, nunca havia tido um representante no cargo de secretário-geral. Urquiza, que assumirá o cargo no final desta semana, após a conclusão da Assembleia Geral, será responsável por liderar a Interpol pelos próximos cinco anos, com a possibilidade de renovação por mais cinco anos. Ele sucederá o alemão Jürgen Stock, que ocupava o cargo desde 2014.
O delegado de 43 anos é um dos principais nomes da Polícia Federal e tem vasta experiência em cooperação internacional, especialmente no combate ao crime organizado e à exploração sexual infantil na internet, áreas que serão suas prioridades à frente da organização. A modernização da estrutura da Interpol será uma de suas metas, além de ampliar o uso de tecnologias avançadas no combate ao crime, especialmente nos países em desenvolvimento.
Durante sua carreira, o delegado também se destacou por sua atuação no escritório nacional da Interpol no Brasil e, mais recentemente, como vice-presidente das Américas no Comitê Executivo da organização.
Além de sua trajetória na Polícia Federal, Urquiza é reconhecido por sua habilidade em liderar iniciativas de segurança internacional, o que o levou a ser indicado para este posto. Ele se mudará para Lyon, na França, sede da Interpol, com sua família, para dar início ao seu mandato.