Por Andrella Okata
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) realizará, no dia 7 de dezembro, um mutirão de prevenção ao câncer de pele, das 9h às 15h. A ação tem como objetivo oferecer atendimento gratuito à população, com consultas e exames de pele realizados por dermatologistas especializados, para diagnóstico precoce da doença.
O câncer de pele é o tipo de tumor com maior incidência no Brasil, e o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz, já que, quando detectado em estágios iniciais, apresenta altas taxas de cura. A ação faz parte do "Dia E" da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que ocorrerá no ambulatório do Humap-UFMS.
Luciana Vieira Della Santa, enfermeira da dermatologia do Humap, reforça a importância do diagnóstico precoce: "O câncer de pele, quando identificado em suas fases iniciais, tem alta taxa de cura. Com o mutirão, buscamos reduzir o tempo de espera dos pacientes e oferecer um atendimento mais ágil, contribuindo para a saúde da comunidade."
O mutirão é uma oportunidade para que a comunidade de Campo Grande realize o diagnóstico de maneira rápida e sem custos, estimulando a prevenção e o cuidado com a saúde da pele.
O câncer de pele não melanoma, que inclui tipos como o basocelular e espinocelular, pode se manifestar por lesões assimétricas com bordas irregulares, sangramento fácil, dificuldades de cicatrização, manchas com coloração escura ou múltiplas cores, e lesões ásperas ou brilhantes. A população será orientada a procurar atendimento médico caso identifique qualquer um desses sinais.