Por redação
A Seleção Brasileira de Futebol para pessoas com paralisia cerebral (PC) iniciou sua campanha no Campeonato Mundial da modalidade com uma goleada de 4 a 0 contra o Canadá, em Salou, na Espanha. O time conta com sete atletas de Mato Grosso do Sul entre os 14 convocados. O Brasil ocupa atualmente o segundo lugar no ranking mundial e busca o título após conquistar a medalha de bronze na última edição.
Composta por 12 jogadores de linha e dois goleiros, a seleção brasileira PC tem em sua formação sul-mato-grossenses de destaque, incluindo os goleiros Moacir Matos e Bruno Ayva, além dos atletas de linha Jefferson da Silva, Ângelo Mota, Matheus Cardoso, Heitor Luiz e Eduardo Martins. A coordenação da equipe também está sob o comando de uma profissional de MS, Yara Yule, que celebrou a estreia: “Estamos ajustando a seleção ainda, pois toda estreia causa um certo nervosismo. Mas foi um bom jogo”
Os gols da vitória foram marcados pelo carioca Evandro de Oliveira, que balançou as redes duas vezes, e pelos sul-mato-grossenses Eduardo Martins e Heitor Luiz, reforçando a participação decisiva dos atletas do Estado.
BUSCA PELO TÍTULO MUNDIAL
Organizado pela Federação Internacional de Futebol para Paralisia Cerebral (IFCPF), o Mundial reúne 16 seleções e acontece até o dia 23 de novembro. Nesta fase de grupos, o Brasil enfrentará ainda a Inglaterra e o Japão, e as duas melhores seleções de cada grupo avançarão às quartas de final. Yara Yule, coordenadora da equipe, ressalta a importância dos próximos jogos: “Será um jogo equilibrado contra a Inglaterra, vamos entrar com paciência e sabedoria.”
Os jogos estão sendo transmitidos ao vivo no canal do YouTube da IFCPF, e a equipe brasileira espera grande apoio dos torcedores.