Por Andrella Okata
Trabalhadores de Mato Grosso do Sul agora podem solicitar o auxílio-doença diretamente em 44 agências dos Correios espalhadas pelo estado. A iniciativa, realizada por meio da plataforma Atestmed no programa Balcão do Cidadão, é fruto de uma parceria entre o Ministério da Previdência Social, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e os Correios.
A ampliação do serviço foi oficializada em outubro, em Brasília, com a assinatura do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. A meta é estender a parceria para todas as unidades dos Correios no país, somando-se às 1,6 mil agências do INSS, ao aplicativo Meu INSS e à Central 135, que já realizam o atendimento.
O programa permite que os segurados iniciem o pedido do benefício em qualquer agência participante. Os funcionários digitalizam os documentos necessários e inserem diretamente no sistema do INSS. Outra opção é ligar para a Central 135 e finalizar a solicitação presencialmente em uma agência dos Correios, com prazo de até cinco dias para apresentação da documentação.
A plataforma Atestmed, utilizada no processo, possibilita a solicitação do benefício sem a necessidade de perícia médica presencial para casos de até 180 dias de afastamento. Com isso, espera-se maior agilidade no atendimento e na concessão do auxílio. Para localizar a agência mais próxima, os segurados podem acessar o site dos Correios e fornecer sua localização.