Por Andrella Okata
A Prefeitura de Campo Grande anunciou que toda a extensão da Avenida Calógeras será incluída na licitação para implantação de parquímetros, prevista para o início de 2025. A iniciativa tem como objetivo garantir maior rotatividade de veículos e minimizar os impactos das mudanças trazidas pelo projeto do corredor exclusivo para ônibus na via.
Seguindo o modelo adotado na Rua Rui Barbosa, a Calógeras terá a faixa de estacionamento à esquerda substituída por um corredor exclusivo para o transporte coletivo. Atualmente, a avenida comporta um fluxo de 180 viagens de ônibus por dia, e o corredor deverá melhorar a eficiência e o conforto para os mais de 30 mil usuários do transporte público da capital.
Além da instalação dos parquímetros, o projeto inclui ajustes no número de pontos de ônibus, que será reduzido de nove para cinco, visando diminuir os impactos para o comércio local. As novas paradas serão construídas em locais estratégicos, como próximo a praças, para evitar prejuízos aos comerciantes.
Comerciantes da Calógeras apontam a necessidade de parquímetros devido ao uso prolongado das vagas de estacionamento por trabalhadores da região, o que limita o acesso de clientes. A medida pretende equilibrar o uso do espaço e melhorar o fluxo de veículos na avenida e nas vias transversais, que também serão incluídas na licitação.
O projeto do corredor exclusivo para ônibus na Calógeras complementará o trecho já em funcionamento no centro da cidade.