Por Andrella Okata
Em Campo Grande, a campanha de vacinação contra a raiva animal, promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), terá um "Dia D" em 20 de novembro, com 11 pontos de atendimento em diferentes bairros da capital. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a ação é voltada para os tutores que ainda não imunizaram seus animais de estimação e para aqueles que não receberam a visita domiciliar dos agentes de saúde.
Além dos postos nos bairros, uma equipe estará disponível na Praça Ary Coelho, das 8h às 15h, para facilitar o acesso à vacinação antirrábica. A Sesau reforçou o convite para imunização de cães e gatos contra a raiva, doença fatal, mas totalmente evitável. “É com grande satisfação que anunciamos o nosso evento de vacinação antirrábica, especialmente organizado para você que perdeu a visita domiciliar dos agentes de saúde ou que ainda precisa vacinar seu pet”, diz a mensagem divulgada pela secretaria nas redes sociais.
Pontos de vacinação estarão disponíveis nos Centros Regionais de Saúde (CRS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Tiradentes, Nova Bahia, Aero Rancho, Coophavila II, Universitário, Vila Almeida, Leblon, Moreninha III, Santa Mônica e Coronel Antonino.
Dados da Sesau revelam que, até setembro, apenas 10% da meta de vacinação para cães e 7% para gatos haviam sido atingidos, com 18.617 cachorros e 6.517 gatos imunizados. A meta é vacinar 179.620 cães e 89.810 gatos entre agosto e novembro, com base em estimativas populacionais do IBGE, que calcula a presença de um cão para cada quatro habitantes e um gato para cada oito na capital.