Por Andrella Okata
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) surpreendeu os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e antecipou a divulgação dos resultados parciais, incluindo o gabarito oficial e os cadernos de questões. A publicação, que estava prevista para 20 de novembro, foi realizada na manhã desta quinta-feira (14), e pode ser consultada no portal oficial do Inep.
Os estudantes têm acesso ao material separado por cores de cadernos e por dia de aplicação da prova. No último domingo (10), os candidatos realizaram a prova de Ciências da Natureza e Matemática. Durante o exame, uma questão foi anulada na parte de Ciências da Natureza e não será contabilizada na pontuação final. A questão anulada varia conforme a cor do caderno de provas:
• Caderno verde: questão 124
• Caderno cinza: questão 100
• Caderno azul: questão 129
• Caderno amarelo: questão 102
Além disso, no primeiro dia (3 de novembro), os candidatos responderam questões de Linguagens, Códigos e Ciências Humanas. A abstenção nas provas de Mato Grosso do Sul foi de 28,8%, equivalente a 14,7 mil ausentes, e 17,1 mil no segundo dia (33,4%). Os números superaram a média nacional de 30,6% de abstenção.
Houve um aumento no número de inscritos no Estado, com 51.199 participantes, que corresponde a um crescimento de 3.727 inscritos em relação ao ano passado.
PRAZO PARA SOLICITAÇÕES DE REAPLICAÇÃO
Os candidatos que não compareceram ao primeiro dia de provas, realizado em 3 de novembro, têm até esta sexta-feira (15) para solicitar a reaplicação do exame. Para tanto, é necessário realizar uma nova inscrição na "Página do Participante" no site do Inep. Podem pedir reaplicação os candidatos que não compareceram por motivos de saúde, como doenças infectocontagiosas (incluindo covid-19, tuberculose, sarampo, entre outras) ou questões logísticas, como problemas no local de aplicação das provas.
Os candidatos afetados por falhas na aplicação do exame, como falta de energia elétrica ou desastres naturais, também têm direito à reaplicação. Para isso, será necessário apresentar documentação comprobatória, como atestados médicos ou relatórios sobre as condições do local de prova.
O resultado final do Enem 2024, com a pontuação de cada candidato, será divulgado apenas em janeiro de 2025.