Por Andrella Okata
O documentário “Jardim de Pedra – Vida e Morte de Glauce Rocha” estreia no dia 21 de novembro em Campo Grande, trazendo um olhar profundo sobre a vida e a obra da atriz Glauce Rocha, uma das grandes referências do teatro e cinema brasileiro. A produção é acompanhada por uma exposição inédita no Espaço Energia, com figurinos, fotos e materiais históricos que retratam sua trajetória.
Dirigido por Daphyne Schiffer e Rodrigo Rezende, o curta é fruto de uma extensa pesquisa que envolveu análises de livros, fotografias, recortes de jornais, filmes e cenas de novelas. O projeto contou com apoio de instituições como o Museu de Imagem e Som de Mato Grosso do Sul (MIS-MS), a Biblioteca Nacional e a Cinemateca Brasileira.
Antes de sua estreia oficial, o documentário já foi premiado como Melhor Documentário e Melhor Direção na 9ª Mostra Audiovisual de Dourados (MAD) 2024, pela sensibilidade ao retratar a vida e o legado de Glauce Rocha.
A exposição complementar, aberta ao público até a segunda semana de janeiro, reúne itens como figurinos originais usados pela atriz em suas atuações, fotos marcantes, matérias de jornais das décadas de 1960 e 1970, além de um painel cronológico com suas principais obras.
O curta foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), além de patrocínio da Energisa MS para a exibição e a montagem da mostra.
SERVIÇO
• Data: 21 de novembro de 2024
• Local: Espaço Energia - Av. Afonso Pena, 3901
• Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h