Por Andrella Okata
Campo Grande alcançou um faturamento de R$ 736,7 milhões no primeiro semestre deste ano no setor de franquias, registrando um crescimento de 20,85% em relação ao mesmo período de 2023. O desempenho coloca a capital em 5° lugar entre as 30 cidades brasileiras que mais cresceram no mercado de franchising, de acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF).
O setor em Campo Grande foi responsável por quase metade da receita de franquias em Mato Grosso do Sul, que somou R$ 1,65 bilhão no semestre. A cidade concentra 1.259 operações de franquias, das 2.761 registradas no estado, gerando 10.878 empregos diretos.
ATRATIVIDADE ECONÔMICA E INCENTIVOS FISCAIS
O crescimento é reflexo da recuperação econômica pós-pandemia, do aumento do consumo e da adaptação das franquias às novas demandas, como digitalização e serviços diversificados. “A franchising oferece modelos mais seguros para empreendedores, com suporte e infraestrutura, o que é atrativo em tempos de instabilidade”, explicou Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
A redução do ISS (Imposto Sobre Serviços) de 5% para 2%, pela Lei das Franquias, foi decisiva para atrair empresas, como a Agroneri Franchising, especializada em soluções de irrigação. “Esse incentivo reduz custos e impulsiona a economia local, movimentando diversos setores, desde o transporte até o comércio”, destacou o CEO da empresa, Rômulo Neri.
LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA
A posição geográfica de Campo Grande, somada à participação em eventos como a Expogrande, que movimentou R$ 8 milhões em negócios para a Agroneri, e à inclusão na Rota Bioceânica — um corredor logístico que promete reduzir em até 12 dias o transporte de cargas para a Ásia — reforçam o potencial da capital como um polo estratégico para franquias.