Por Andrella Okata
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul agora pode enviar notificações por meio do WhatsApp, conforme uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (22). A medida tem como objetivo agilizar as investigações e reduzir custos operacionais relacionados a deslocamentos de oficiais.
A decisão segue o que foi estipulado no termo de cooperação assinado em 2022 entre o Tribunal de Justiça de MS (TJMS) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). De acordo com as novas diretrizes, as mensagens enviadas pelas delegacias incluirão informações como nome, cargo, matrícula do policial, número do boletim de ocorrência e o endereço da unidade, entre outros dados.
As comunicações também terão que conter a foto oficial da delegacia com o brasão da Polícia Civil, além de seguir um formato padronizado para garantir a autenticidade das mensagens. A notificação será considerada válida quando o aplicativo indicar que o destinatário leu a mensagem ou quando outro meio comprovar que a pessoa foi informada. A medida só será utilizada após adesão ao termo de consentimento específico.
A Polícia Civil de MS também disponibilizará em seu site a lista de delegacias e números de WhatsApp utilizados para envio das notificações. A população deve estar atenta a alertas de que dados pessoais ou bancários não são solicitados por esses canais.