Por Lauren Netto
O prazo final para o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário aos trabalhadores formais termina nesta sexta-feira (29). A segunda parcela deverá ser quitada até o dia 20 de dezembro. O benefício, conhecido como gratificação natalina, é assegurado pela legislação trabalhista desde 1962 e é um dos mais aguardados pelos brasileiros, especialmente neste período de fim de ano.
De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do 13º salário em 2024 injetará cerca de R$ 321,4 bilhões na economia brasileira. Em média, cada trabalhador receberá R$ 3.096,78. A estimativa é de que o benefício alcance cerca de 90 milhões de pessoas, incluindo trabalhadores formais, aposentados e pensionistas.
Os aposentados e pensionistas do INSS, no entanto, já tiveram o benefício antecipado. A primeira parcela foi paga entre abril e maio, enquanto a segunda foi liberada entre maio e junho. Para os demais trabalhadores, o pagamento segue as datas previstas por lei, com a primeira parcela livre de tributações e a segunda sujeita a descontos como Imposto de Renda e INSS.