Por Lauren Netto
A mais nova moradora do Bioparque Pantanal, a píton albina resgatada de um circo, recebeu um nome inspirado em um dos personagens mais célebres da literatura brasileira. Após uma votação popular nas redes sociais, a cobra foi batizada de Capitu, referência à protagonista do famoso romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. A votação também contou com outras opções, como Iracema, de José de Alencar, e Paraguaçu, do poema Caramuru, de Frei José de Santa Rita Durão.
A cobra foi resgatada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em 2023, mas, devido à perda do senso de defesa, não pode ser devolvida ao seu habitat natural. Com isso, ela agora se torna um importante símbolo de conscientização ambiental no bioparque. Sua presença não se limita a ser uma mera atração; ela também tem a função educativa de alertar os visitantes sobre a importância da preservação da fauna e a luta contra o tráfico de animais silvestres, um problema crescente no Brasil.
Com o nome de Capitu, a cobra se junta ao esforço do Bioparque Pantanal para promover a educação ambiental, ajudando a sensibilizar o público sobre a importância de proteger os animais e seus habitats.