Por Lauren Netto
Com o fim do mês de novembro, o espírito natalino começa a ganhar espaço. Lojas e ruas já estão decoradas com enfeites que remetem à data mais mágica do ano. Para quem quer trazer o Natal para dentro de casa, surge a dúvida: existe um momento ideal para montar a Árvore de Natal? Vamos explorar essa tradição e entender seus significados.
A Árvore de Natal, tradicionalmente um pinheiro, simboliza a vida. No hemisfério norte, onde essa tradição teve origem, o pinheiro é uma das poucas árvores que permanecem verdes mesmo durante o rigoroso inverno, representando resistência e renovação. Os enfeites que adornam seus galhos carregam significados como paz, amor, bondade e prosperidade, reforçando o espírito de união característico da época.
Na tradição cristã, o dia correto para montar a árvore é o domingo do advento, que marca o início do período de preparação espiritual para o Natal. O advento compreende as quatro semanas que antecedem o nascimento de Jesus Cristo, simbolizando um momento de reflexão e fé. Em 2024, o domingo do advento cai no dia 1º de dezembro, sendo esta a data ideal para começar os preparativos.
Embora a tradição cristã do advento seja seguida no Brasil, em outros países o dia para montar a Árvore de Natal varia. Nos Estados Unidos, por exemplo, muitas famílias montam suas árvores no Dia de Ação de Graças, celebrado na última quinta-feira de novembro. Em Portugal, a montagem costuma acontecer em 8 de dezembro, data dedicada à Imaculada Conceição.