Por Andrella Okata
A entrega dos carnês do IPVA 2025 começa nesta segunda-feira (2) em Mato Grosso do Sul, com a distribuição de 872,9 mil boletos em todo o Estado. Considerado a segunda maior fonte de arrecadação estadual, o tributo tem um papel fundamental no financiamento de políticas públicas, dividindo os valores arrecadados igualmente entre o governo estadual e os municípios.
De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, o IPVA 2025 deve gerar uma receita de R$ 1,2 bilhão. O valor é calculado com base nos preços de mercado dos veículos, utilizando a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O pagamento à vista garante um desconto de 15%, enquanto os contribuintes que optarem pelo parcelamento poderão dividir o imposto em cinco parcelas iguais, com vencimentos entre janeiro e maio de 2025.
NOVIDADES NO PAGAMENTO E FACILIDADES DIGITAIS
Este ano, a geração de boletos para as parcelas seguintes será feita exclusivamente pelo portal e-Fazenda, que também oferece um ambiente seguro para transações, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Veículos adquiridos no fim de 2024 terão carnês emitidos em janeiro.
As alíquotas variam de acordo com o tipo de veículo:
• 3% para automóveis, com redução de 40%;
• 1,5% para caminhões, ônibus e micro-ônibus;
• 4,5% para veículos a diesel, com redução de 25%;
• 2% para motocicletas.
Além disso, motorhomes e veículos movidos a GNV seguem isentos.
Contribuintes com débitos pendentes podem regularizar sua situação, incluindo parcelas de anos anteriores, com possibilidade de parcelamento em até 10 vezes. O atendimento está disponível no portal e-Fazenda e nas Agências Fazendárias espalhadas pelo Estado.