Por Andrella Okata
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) encerra nesta quinta-feira (28) o prazo para que candidatos do vestibular solicitem recurso administrativo contra o gabarito preliminar. O procedimento deve ser feito até as 23h59, horário local, exclusivamente por meio do sistema online. Após o prazo, nenhuma solicitação será aceita.
De acordo com o edital do processo seletivo, cada candidato pode protocolar apenas um recurso por período estabelecido, sendo vedada a inserção de novas informações após o envio. Apenas erros materiais relativos ao conteúdo das questões ou às respostas do gabarito podem ser contestados. Solicitações para revisão de notas não serão consideradas.
O gabarito preliminar foi publicado na terça-feira (26), com abertura de prazo para recursos no dia seguinte. Já o gabarito oficial será divulgado em 18 de dezembro, enquanto o resultado final do vestibular está previsto para janeiro de 2025.
EDIÇÃO HISTÓRICA
Com 10.730 inscritos disputando 641 vagas em 68 cursos, o vestibular deste ano alcançou recorde de participação na história da instituição. A taxa de abstenção ficou em 13,35%, menor que os 18,05% registrados no ano anterior. Durante a aplicação das provas, no domingo (24), nove candidatos foram desclassificados por descumprimento de normas do edital.
As provas, organizadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), foram aplicadas em 18 municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, além de localidades menores como Mundo Novo, Glória de Dourados e Cassilândia.