Por Lauren Netto
Após uma década dedicada ao resgate e cuidado de animais em situação de rua, a ONG Instituto Guarda Animal anunciou o encerramento de suas atividades. A decisão, divulgada na última terça-feira (26) nas redes sociais da instituição, foi motivada por dificuldades financeiras, denúncias, cobranças de órgãos públicos e a escassez de recursos básicos, como alimentação para os animais.
Fundada em 2016, a organização sobreviveu exclusivamente de doações e se destacou pelo trabalho de acolher, tratar e promover a adoção de cães e gatos abandonados. Segundo a nota oficial, os problemas financeiros e estruturais levaram à suspensão definitiva dos resgates. “O que podemos dizer é que essa foi uma das decisões mais doloridas que tivemos que fazer, tudo que fizemos foi por amor incondicional pelo bichinhos e o Instituto foi criado para transformar vidas. E temos certeza que essa missão foi cumprida.”, escreveram as fundadoras, Paola e Nati.
Com o encerramento das atividades, dezenas de animais precisam de adoção em caráter emergencial. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (67) 99122-8509 e cumprir alguns requisitos, como apresentação de documentos, vídeos do local onde o animal viverá e relatos sobre sua experiência com pets.
Denúncias e fiscalização
Nos últimos meses, a ONG enfrentou denúncias de vizinhos por poluição sonora, mau cheiro e outros problemas. Em julho, uma inspeção realizada pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais (DECAT) apontou irregularidades como descarte inadequado de resíduos, acúmulo de dejetos, e más condições de higiene no espaço. A defesa da ONG alegou perseguição e classificou as denúncias como infundadas.
“Não é normal o que está acontecendo, é um absurdo desde 2021, as meninas estão sendo literalmente perseguidas simplesmente por fazerem o bem aos animais. Começou em 2021 e agora está se repetindo denúncias de vizinhos, denúncias infundadas de vizinhos que têm levado ao poder público falsas informações de que os protetores maltratam os seus animais dentro da ONG. Justamente elas têm propósito contrário, exatamente resgatam os animais, propiciam a vida, propiciam o carinho. E esse trabalho maravilhoso precisa continuar, independentemente dessas tentativas de derrubá-las”, afirmou a advogada da ONG, Vitória Junqueira.