Por Andrella Okata
Dezembro chegou com a promessa de chuvas volumosas e temperaturas próximas da normalidade em Mato Grosso do Sul, de acordo com a previsão meteorológica. Diferentemente de 2023, quando o calor intenso marcou o mês, o cenário para este ano indica tempo abafado, mas sem extremos térmicos, impulsionado pelo deslocamento de frentes frias e pela formação de corredores de umidade.
Segundo o Climatempo, o verão, que começa oficialmente em 21 de dezembro, será influenciado por essas condições. A umidade elevada e o calor devem gerar pancadas de chuva frequentes, principalmente durante as tardes, com intensidade moderada a forte. As áreas de instabilidade serão mais abrangentes durante a passagem das frentes frias, contribuindo para volumes de chuva acima da média, especialmente em regiões como o leste do Estado, incluindo Anaurilândia.
Embora ondas de calor possam atingir o centro-sul do Estado em momentos pontuais, as temperaturas mais amenas devem predominar, configurando um verão menos extremo no Centro-Oeste.
A previsão para o mês é de volumes de chuva acima da média em quase todas as regiões do Estado, temperatura próxima da normalidade sem calor intenso contínuo, com pancadas de chuva frequentes e tempo abafado.