Por Redação
Dezembro promete ser quente e abafado em Mato Grosso do Sul, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O mês deverá registrar temperaturas acima da média histórica, enquanto as chuvas, quando ocorrerem, tendem a ser irregulares, com volumes abaixo ou dentro do esperado em boa parte do estado.
O cenário climático característico do mês, marcado por calor e precipitações pontuais, deve elevar os níveis de umidade do solo em algumas áreas, beneficiando agricultores que dependem de chuvas regulares para os cultivos da primeira safra. No entanto, a distribuição desigual pode afetar regiões como o sul do estado.
Gráficos do Inmet indicam que as temperaturas devem superar os 28°C em todo o estado, com picos mais intensos nas regiões central, norte, leste e do Bolsão, onde o calor deve ser ainda mais sentido. A combinação de altas temperaturas com chuvas irregulares resultará em um clima abafado e úmido.
Sem ondas de calor
Embora 2024 tenha sido marcado por ondas de calor em todos os meses do ano, o Inmet não prevê esse fenômeno em dezembro. Especialistas, no entanto, destacam que o aquecimento global e as mudanças climáticas têm contribuído para intensificar eventos extremos em todo o mundo.
Com um mês de dezembro que promete ser intenso, a população sul-mato-grossense deve se preparar para dias quentes e chuvas incertas, enquanto os setores agrícola e urbano monitoram os impactos dessas condições no cotidiano e na produção.