Presidente Lula e outras autoridades inauguram a maior fábrica de celulose do mundo em MS

Presidente retorna ao Estado pela terceira vez em 2024 para evento que marca investimento histórico de R$ 22,2 bilhões

03/12/2024 00h00 - Atualizado em 10/12/2024 às 19h17

Por Andrella Okata

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB) desembarcaram na manhã desta quinta-feira (5), no Aeroporto Internacional de Campo Grande, para participar da inauguração oficial da maior fábrica de celulose do mundo em linha única, da Suzano, localizada em Ribas do Rio Pardo, a 98 km da Capital. A solenidade, que também contou com a presença de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, começou às 9h.

A fábrica, apontada como o maior investimento privado em curso no Brasil, demandou R$ 22,2 bilhões para ser construída e ocupa uma área equivalente a 857 mil campos de futebol, sendo 143 mil hectares destinados à preservação ambiental.

Com capacidade para fechar todo o ciclo de produção — do plantio do eucalipto à celulose final — o empreendimento reforça a posição de Mato Grosso do Sul como polo de exportação do setor.

A presença de diversas autoridades exigiu um esquema especial de segurança envolvendo o Exército e a Polícia Federal. Após o evento, o presidente Lula retorna a Campo Grande, de onde embarca para Montevidéu, no Uruguai, para a cúpula do Mercosul.

Esta é a terceira visita de Lula ao Estado em 2024. Em abril, ele participou do início das exportações de carne para a China e discutiu temas indígenas. Em junho, sobrevoou o Pantanal para acompanhar os esforços de combate aos incêndios florestais e anunciar uma nova política de manejo integrado do fogo.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp