Por Andrella Okata
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 na próxima semana, nos dias 10 e 11 de dezembro. A reaplicação é destinada a candidatos que tiveram pedidos deferidos por problemas logísticos ou condições de saúde previstas no edital.
Os participantes já podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante, disponível no portal Gov.br. O cartão informa data, horário e local das provas.
Assim como na aplicação regular, os exames terão 180 questões objetivas divididas em quatro áreas do conhecimento (linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática), além da redação. As provas acontecem em dois dias:
• 10 de dezembro (terça-feira): Linguagens, redação e ciências humanas.
• 11 de dezembro (quarta-feira): Ciências da natureza e matemática.
As questões e o tema da redação serão diferentes das provas regulares, garantindo isonomia entre os participantes.
Apesar de recursos de acessibilidade como videoprova em Libras e leitor de tela não estarem disponíveis, o Inep fornecerá tradutor-intérprete de Libras e auxílio para leitura durante as provas reaplicadas.
ENEM PPL
Nos mesmos dias, será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). As provas acontecem dentro das unidades prisionais e socioeducativas previamente indicadas pelos estados, mantendo o mesmo nível de dificuldade do exame regular.
As notas do Enem 2024, incluindo a aplicação regular, reaplicação e Enem PPL, serão divulgadas em 13 de janeiro de 2025.
O desempenho no Enem pode ser usado para processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Além disso, as notas também são aceitas em instituições de ensino superior em Portugal que mantêm acordos com o Inep.