Por Andrella Okata
A Prefeitura de Campo Grande abriu, nesta quinta-feira (5), uma nova licitação para retomar as obras do Centro de Belas Artes, projeto iniciado há 33 anos. O contrato, orçado em R$ 8.996.718,59, prevê a conclusão de 50% da estrutura inacabada localizada entre a Avenida Ernesto Geisel e a Rua Plutão, no Bairro Cabreúva.
O projeto começou em 1991, quando o governo estadual planejava construir um terminal rodoviário no local. Anos de abandono levaram à transferência do terreno para o Município em 2007, com o objetivo de transformar a área em um centro cultural. Desde então, diferentes contratos foram firmados, mas as obras nunca chegaram ao fim.
Em 2023, a empresa Campana & Gomes Engenharia Ltda, que havia assumido a obra após uma licitação anterior fracassada, rescindiu o contrato com a prefeitura. O valor original de R$ 4,4 milhões foi considerado insuficiente após a necessidade de atualização dos preços.
O novo projeto contempla melhorias estruturais, como instalações hidráulicas, elétricas, pintura de fachadas e climatização. Também estão previstas a construção de 5 mil m² de calçamento externo e 1,7 mil m² de ciclovia.
A estrutura será cercada para evitar depredações enquanto a prefeitura planeja uma nova licitação para finalizar os 50% restantes do edifício. O prazo para conclusão desta etapa é de 360 dias após a emissão da ordem de serviço.
COMO SERÁ O CENTRO DE BELAS ARTES
Quando concluído, o centro cultural contará com salas de dança, auditório, espaços multiuso para cursos e um salão de exposições no térreo. O subsolo abrigará o Arquivo Histórico de Campo Grande (ARCA), salas de pesquisa, restauração e guarda de acervos.