Hospital Regional de MS será licitado em 2025 após ampliação de torre, diz Riedel

Novo modelo de PPP inclui construção de torre e privatização da gestão administrativa, mantendo atendimento público e gratuito

06/12/2024 00h00 - Atualizado em 12/12/2024 às 18h12

Por Andrella Okata

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em Campo Grande, será colocado em leilão no primeiro semestre de 2025. Nesta segunda-feira (9), o governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou que o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) irá resultar na construção de uma nova torre, dobrando o número de leitos da unidade.

Riedel explicou que o modelo de PPP privatizará apenas a parte administrativa do hospital, enquanto médicos e enfermeiros continuarão sendo servidores públicos estaduais. "O Hospital continua público, continua gratuito com serviços do SUS (Sistema Único de Saúde)", afirmou o governador.

A ampliação inclui a construção de uma nova torre e a restauração do prédio atual, com a previsão de aumento significativo na capacidade de atendimento, em resposta ao crescimento populacional do Estado. A gestão do hospital será compartilhada entre o poder público e o parceiro privado, com o governo estadual mantendo o controle sobre as áreas de saúde.

A proposta de PPP foi apresentada aos deputados estaduais durante o encerramento do ano na Assembleia Legislativa. Antes do leilão, será realizada uma audiência pública para discutir o projeto com a sociedade. A iniciativa conta com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que ajudará nos estudos técnicos para viabilizar o processo.

Com investimentos estimados em R$ 1 bilhão, a concessão do HRMS também inclui planos de construção, manutenção e adequação de outras unidades hospitalares no Estado, como em Coxim, Corumbá e Dourados.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp