Por Andrella Okata
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta segunda-feira (09), o alerta para chuvas intensas em Mato Grosso do Sul. A previsão é de precipitação volumosa até terça-feira (10), com risco de até 100 mm de chuva por dia e rajadas de vento que podem atingir 100 km/h.
Os municípios das regiões sul e leste do estado receberam um aviso de cor laranja, classificando a situação como de "perigo", e a recomendação é de cautela, como evitar ficar sob árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas publicitárias.
Estão em alerta 30 cidades do Estado: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.
Já a capital, Campo Grande, e demais municípios do Estado, estão sob alerta de cor amarela, com grau de risco menor, o que implica em chuvas de até 50 mm e ventos de 40 a 60 km/h.