De MS, Fernando Rufino recebe o Prêmio Paralímpicos, maior homenagem do paradesporto nacional

O bicampeão paralímpico de Itaquiraí, MS, foi reconhecido por suas conquistas em 2024, incluindo o ouro nos Jogos de Paris e no Mundial da Hungria

10/12/2024 00h00 - Atualizado em 16/12/2024 às 03h21

Por Andrella Okata

O paratleta Fernando Rufino, natural de Itaquiraí (MS), recebeu o Prêmio Paralímpicos 2024, na quinta-feira (12), em São Paulo. A cerimônia, promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), celebrou os melhores atletas do paradesporto nacional em 24 modalidades.

Aos 39 anos, Fernando Rufino, bicampeão paralímpico e tricampeão mundial, foi premiado após um ano de grandes conquistas, que incluíram o ouro nos 200m VL2 (canoa) nos Jogos Paralímpicos de Paris e no Mundial de Natação da Hungria. "Este ano foi muito glorioso. Foram vitórias conquistadas com muito investimento para que eu chegasse num nível tão bom. Há muito aprendizado também estar entre os melhores, resultado de muito esforço e muito trabalho", declarou Rufino após a premiação.

A edição de 2024 do Prêmio Paralímpicos, a 13ª realizada desde sua criação, reconheceu os destaques do paradesporto brasileiro ao longo do ano. O Brasil obteve sua melhor posição histórica nas Paralimpíadas, conquistando o quinto lugar no quadro de medalhas de Paris, com um total de 89 medalhas — 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Além de Rufino, o evento também premiou outros atletas de destaque. Na categoria masculina, Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, campeão de três ouros em Paris pela natação, foi eleito o melhor atleta do ano. Já na categoria feminina, Maria Carol Santiago, a maior medalhista de ouro paralímpica do Brasil, recebeu a honraria pela terceira vez.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp