Por Andrella Okata
A partir de agora, clientes brasileiros terão a possibilidade de unificar e parcelar o saldo total de suas dívidas no cartão de crédito. A medida, anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), inclui saldos a vencer, vencidos e até mesmo valores de compras parceladas com ou sem juros. As parcelas serão fixas, proporcionando maior previsibilidade aos consumidores.
De acordo com a Febraban, essa nova opção permitirá que os clientes consolidem todos os débitos do cartão em um único parcelamento, ao contrário do modelo tradicional, em que o crédito rotativo ou parcelamento da fatura envolve apenas o saldo devedor acumulado com financiamentos anteriores. Com o novo modelo, o consumidor evita a necessidade de novos parcelamentos no futuro, podendo gerenciar sua dívida de maneira mais eficiente.
Além disso, os clientes terão a flexibilidade de liquidar antecipadamente a dívida, seja de forma parcial ou integral. Caso optem por essa quitação antes do prazo, poderão receber descontos proporcionais aos juros devidos pelo período restante.
A mudança precisa seguir as normas do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional, e o parcelamento só será efetivado com o consentimento do cliente.